A premiação dos curtas selecionados para o FestCurtas Fundaj será definida por um júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O festival terá também o prêmio do público, escolhido por votação online.

A produção local será contemplada ainda com o Prêmio Cinemateca Pernambucana. Esse é primeiro festival promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, e é totalmente on-line, desde as inscrições e seleção, até a exibição dos filmes.

O diretores premiados de outros estados, receberão passagens áreas e diárias para participarem da Mostra do FestCurtas Fundaj 2020, no Cinema da Fundação, no Recife. A mostra presencial acontecerá assim que suspenso o isolamento social e o cinema volte às atividades normais.

Os premiados do Estado e o detentor do Prêmio Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco, além de participarem da Mostra FestCurtas Fundaj 2020 presencial, receberão passe livre para frequentarem as salas do Cinema da Fundação (com um acompanhante), durante dois meses, tão logo o cinema seja reaberto. Nossa perspectiva é que a partir deste ano, o FestCurtas Fundaj entre na programação anual do Cinema da Fundação.

Todos os vencedores irão receber Selos de Premiação e Certificados, além de terem seus filmes exibidos dentro da programação semanal do Cinema da Fundação (salas no Derby e no Museu), durante uma semana, cada.