O Cinema da Fundação divulga a lista dos 44 filmes selecionados para o FestCurtas Fundaj 2020. São curtas de 14 estados, entre animações, ficções e documentários. O I Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line será de 07 (terça) a 12 julho (domingo), no site festcurtasfundaj.com.br.

Já nesta sua primeira edição, o FestCurtas Fundaj 2020 teve 520 inscrições de filmes de 21 estados, além de oito inscrições de brasileiros que moram no exterior. Foram recebidos trabalhos em diversos gêneros, técnicas e abordagens sociais e culturais. São Paulo e Pernambuco foram os estados que mais fizeram inscrições, com o envio de 145 e 135 curtas, respectivamente.

“A quantidade e, principalmente, a qualidade dos trabalhos inscritos nos deixou bastante entusiasmados com a produção atual do segmento dos curtas no Brasil, que tem se estabelecido, cada vez mais, no nosso cenário audiovisual”, diz Ana Farache, coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana.

Segundo ela, a grande maioria dos filmes recebido se focou em temas atuais e que geram constantes debates na sociedade. “Temas sobre gênero, minorias, etnias e desigualdade social foram majoritários nos filmes recebidos, apontando para um forte engajamento e comprometimento dos realizadores brasileiros com nossa realidade”, esclarece.

Selecionar os filmes não foi tarefa fácil diante de tantos trabalhos com boa qualidade técnica e de conteúdo. Para o curador do Cinema da Fundação, Ernesto Barros, nesse universo, amplo e abrangente, percebeu-se uma infinidade de perspectivas, da luta identitária e seus direitos até o prazer de se contar uma história envolvente.

“A partir dessa seleção, cerca 10% dos curtas inscritos, o cinema brasileiro confirma sua diversidade de estilo e de produção, com filmes realizados em praticamente todos os estados do país”, conclui.

Acessibilidade – O FestCurtas também teve atenção com a acessibilidade comunicacional desde a seleção dos filmes. Assim, os proponentes puderam inscrever a versão acessível dos curtas, fazendo com que seus filmes também chegassem a pessoas com deficiências visuais e auditivas. Foram inscritos 32 filmes com algum recurso de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição, janela de Libras ou Legenda para Surdos e Ensurdecidos, produzidos pela equipe de cada filme. Dos filmes selecionados pelo FestCurtas, sete deles serão apresentados na Mostra Acessível, três com Audiodescrição, quatro com Libras e seis com Legenda para Surdos e Ensurdecidos.

“Num momento em que os realizadores de cinema começam a inserir os recursos de acessibilidade nos seus filmes, mesmo que timidamente, se faz necessário que os festivais também sirvam de vitrine para exibição dessas obras acessíveis para o público com deficiência. Por sua vez, as pessoas cegas e surdas também ganham a oportunidade de acompanhar a programação do festival e conhecer a recente produção de curtas brasileiros”, comemora Túlio Rodrigues, chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj.

Já existia entre a equipe a vontade de promover um festival do Cinema da Fundação, desde o ano passado. O fechamento provisório do cinema, com a pandemia do Covid 19, acelerou a concretização da ideia. “Consideramos providencial realizar o festival exatamente agora, no meio desta pandemia, justamente quando toda a cultura passa por um momento de tantas dificuldades e incertezas. Queremos contribuir, enaltecer e animar, como nos é possível, o setor do audiovisual no país”, conclui Ana Farache.

Premiação – A premiação dos curtas será definida por um júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O FestCurtas 2020 terá também o prêmio do público, escolhido por votação online. A produção local será contemplada ainda com o Prêmio Cinemateca Pernambucana. Esse é primeiro festival promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, e é totalmente on-line, desde as inscrições e seleção, até a exibição dos filmes.

O diretores premiados de outros estados, receberão passagens áreas e diárias para participarem da Mostra do FestCurtas Fundaj 2020, no Cinema da Fundação, no Recife. A mostra presencial acontecerá assim que suspenso o isolamento social e o cinema volte às atividades normais. Os premiados do Estado e o detentor do Prêmio Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco, além de participarem da Mostra FestCurtas Fundaj 2020 presencial, receberão passe livre para frequentarem as salas do Cinema da Fundação (com um acompanhante), durante dois meses, tão logo o cinema seja reaberto. Nossa perspectiva é que a partir deste ano, o FestCurtas Fundaj entre na programação anual do Cinema da Fundação.

Todos os vencedores irão receber Selos de Premiação e Certificados, além de terem seus filmes exibidos dentro da programação semanal do Cinema da Fundação (salas no Derby e no Museu), durante uma semana, cada.